Começe Aqui!

AQUI NESTA PÁGINA É SOBRE COMO AJUDAR O INICIANTE NA CRIAÇÃO DE PEIXES!

Este post tem como principal finalidade ajudar o aquariofilista, seja ele iniciante ou bem familiarizado. Pois diversas pessoas iniciam neste hobby e pouco tempo depois desistem. Isso pode ser provocado por diversos motivos, sendo um deles a falta de informação.
Existem várias maneiras de montar o seu aquário, por exemplo: os aquários para peixes amazônicos, para ciclídeos africanos, para plantas, entre outros. Aqui vamos tratar de um aquário comunitário com sistema de filtragem externa e outros acessórios essenciais, visto que é o mais comum e vendido atualmente.
Abaixo você terá a opção de clicar em alguns links para poder ter uma idéia melhor de cada item.

MONTAGEM

Os seguintes itens são necessários:

aquário: "Nada contra os aquários menores,principalmente para crianças" mas prefira aqueles acima de 50 litros e retangulares para ter uma maior estabilidade, praticidade e mais espaço para uma maior variedade de peixes e plantas. Note que tamanhos maiores são mais caros, mas muito mais fáceis de serem mantidos;

Filtro externo ou interno: este aparelho é fundamental e imprescindível para um bom aquário. Verifique a capacidade do filtro para o seu aquário (em torno de 6 vezes o volume do aquário por hora). Pode parecer muito, mas uma boa movimentação e circulação são fundamentais para uma ótima eficiência da filtragem e sendo assim maior estabilidade do aquário;

cascalho: pedra de rio, de preferência as miúdas (diâmetro em torno de 3 a 5mm), para uma melhor fixação das plantas. Coloca-se diretamente no vidro  com uma espessura de 4 a 6cm;

Termômetro: para medir a temperatura, que deve ser em torno de 25 a 28 graus Celsius;

Termostato com aquecedor(opicional): para usar em conjunto com um aquecedor ou acoplado a mesma peça. O ideal é que se tenha ao menos 1 Watt/litro, ou seja para um aquário de 50 litros você precisará de um termostato com aquecedor de 50W. Assim você poderá manter uma temperatura estável e segura para seus peixes;

Lâmpadas fluorescentes: são fundamentais, principalmente se quiser ter plantas vivas que durem um maior tempo. Além disso realçam as cores dos peixes e deixam seu aquário iluminado e mais bonito. Se for um aquário com uma quantidade razoável de plantas, devemos ter uma boa quantidade de lâmpadas, em torno de 1 Watt para cada 2 litros. Para um aquário cujo objetivo é a manutenção somente de peixes, não há recomendação específica. Quanto ao tipo, procure usar modelos próprios para aquários, como as do tipo Aqua-Glo, deixando-as ligadas de 8 a 12 horas por dia;

Redinha: para poder capturar algum peixe ou resto de planta;

Pedras para decoração(opicional): pedras grandes e neutras. Cuidado com algumas pedras que podem soltar resíduos no aquário ou interferir no pH (que deve ser em torno de 6,8 e 7,2). E também com troncos que podem reduzir o pH e deixar a água com cor de chá;
Plantas(opicional): podem ser artificiais. As naturais são bem vindas, mas cuidado para não exagerar, pois para este tipo de aquário que estamos montando, podem faltar algumas condições ideais de sobrevivência da planta. 

Você precisa de anti-cloro, um quit de teste de PH, labcon ácid(regulador de acidez), labcon alcali (regulador de alcalinidade)

testes: você precisa fazer ao menos os testes básicos de pH, amônia e nitrito. São importantes para uma boa adaptação dos peixes e plantas às condições de água do aquário.

Muito bem, já temos os equipamentos necessários, agora mãos a obra!

Primeiro devemos colocar o aquário num local que não pegue claridade (isso é importante senão seu aquário ficará facilmente com os vidros verdes e até com a água verde) e sobre uma chapa de isopor (para não ter perigo de estourar o fundo devido a choque térmico ou desníveis).
Colocamos o cascalho que deve ser muito bem lavado antes de ser colocado no aquário. E então com um anteparo no fundo, enchemos o aquário - com água da torneira mesmo. E para tratar essa água, usamos um produto chamado AquaSafe ou anticloro, tirando assim o cloro, neutralizando os metais pesados e repondo a membrana protetora (mucosa) dos peixes.
Quando o aquário estiver preenchido com 50 a 80% do volume de água ajeitamos a decoração.
E por fim instalamos o filtro externo, o termostato e a iluminação.

Mas para que serve tudo isso?

Depois de algum tempo que a água já estiver circulando pelo filtro externo - dentro de uma semana, pelo menos - algumas espécies de bactérias se desenvolverão no elemento filtrante biológico, e assim se reproduzirão e irão se fixar na superfície e nas microporosidades do elemento filtrante. Estas são bem vindas, benéficas e indispensáveis em nossos aquários. Serão responsáveis pela "transformação" ou melhor dizendo, redução dos compostos orgânicos produzidos em nossos aquários como fezes, restos de comida, etc. Tornando assim nossos aquários habitáveis para peixes das mais diversas espécies. Para isso você precisa de uma área de superfície razoável e uma circulação constante (24 horas por dia).

Daí então, após um período de aproximadamente 30 dias é que começamos a habitar o aquário. Pois neste período conseguimos estabilizar o filtro biológico, o pH e a temperatura, dando condições ótimas para os peixinhos. Se for colocá-los antes desse período procure utilizar bactéria viva.
Para se reproduzirem em quantidade adequada e realizarem suas funções de maneira mais eficaz, devem ser altamente oxigenadas e principalmente devemos manter nosso aquário o mais limpo possível, o que significa, alimentação na quantidade suficiente, quantidade não exagerada de peixes.

Para oxigená-las basta a circulação provocada pelo filtro externo na superfície da água do aquário e desta maneira provem oxigênio que esta no ar. Não há necessidade de bolhas em nossos aquários. A movimentação causada pelo filtro externo é suficiente.
Se não for querer esperar o tempo normal de estabilização biológica do aquário, que é de cerca de 3 a 4 semanas, você pode  adicionar bactéria viva (Seachem Stability ou Sera Nitrivec), que ajudará a estabilizar o aquário mais rapidamente. Obs:o que eu quero dizer é que não se pode colocar peixes assim que vc comprou o aquário no mesmo dia !!!

Mas e a limpeza? Aquelas bactérias são suficientes?

Não. Devemos colaborar para que trabalhem bem. Alimentação de qualidade e de maneira racional (o suficiente para ser consumida em poucos minutos) e quantidade moderada de peixes ajudam, mas além disso ter um bom filtro externo e sifonarmos nosso aquário a cada um ou dois meses.

Filtro externo é um equipamento com bomba própria e em sua cuba existem elementos filtrantes, como: filtro mecânico ("lã sintética" ou esponja) responsável pela retenção de detritos, filtro químico (carvão ativado) que absorve alguns elementos tóxicos do aquário e tira a cor amarela da água e um elemento filtrante biológico. É muito importante que se faça uma troca dos refis (químico e mecânico) do filtro uma vez a cada um ou dois meses. E também limpá-los uma vez por semana em água corrente com o cuidado para não estragá-los.

A sifonagem é muito importante. Com o sifão devemos aspirar o fundo do aquário, (de preferência todo ele) jogando a água fora e colocar água nova, sem cloro, com pH e temperatura próxima a do aquário. Isto faz com que tiremos o excesso de sujeira do aquário mais água velha e recolocamos daí água nova com micronutrientes importantes para o desenvolvimento de peixes, plantas e das bactérias.

Os peixes e organismos habitantes de nosso aquário necessitam para sua formação e metabolismo, alguns elementos existentes na composição da água. Com o passar do tempo este consumo acaba esgotando total ou parcialmente estes oligoelementos tornando a água pobre, por isso devemos sempre trocar um pouco. E ainda há a quantidade de sólidos que vão se acumulando com o passar do tempo e tornando-se em altas concentrações prejudiciais aos peixes e a única maneira de baixá-los é trocando a água.

"Mas eu reponho água quando evapora..." Sim, mas os sólidos continuam lá! Não há troca, porque a água que evapora não leva esses sólidos. Então, não deixe de fazer trocas parciais. Elas são responsáveis por 70% do sucesso de um aquário por longo tempo.

Quanto?

25% no máximo por vez (1/4 do volume total), ou seja, num aquário de 100 litros devemos tirar no máximo 25 litros. Se não der para sifonar todo o fundo com 25%, tudo bem. Na próxima troca, comece a sifonar pela parte que sobrou da última vez. Obs:nada te impede de tirar com um balde mesmo!!!

Antes de adicionar água nova no aquário não se esqueça de adicionar o condicionante de água (AquaSafe), o tamponador (Target), para manter o pH estável e  verificar a temperatura quedeve estar semelhante.

Desta forma, com a água e o aquário mais limpos, temos um ambiente mais estável. O pH não cai como nos aquários mal cuidados e não há "prazo de validade", ou seja, o aquário não acaba, não existem mais períodos de mortes incontroláveis e tudo passa a andar melhor. Peixes mais saudáveis, menos dinheiro jogado fora e aí sim podemos ter aqueles peixes considerados mais sensíveis ou mais caros.

Nunca tire tudo do aquário para lavar pedras e trocar toda água. Nem lavar na torneira esponja ou placa biológica. Isto é um crime! Veja, um aquário para atingir a maturidade plena leva cerca de 6 meses. Se trocarmos tudo, lavando pedras e etc., teremos uma perda total de nosso equilíbrio e nossas bactérias. Com um bom filtro externo, sifonagem periódica com trocas parciais e quantidade controlada de peixes e alimentação, nunca haverá esta necessidade.  E PELO AMOR DE DEUS NÃO LAVE NADA COM SABÃO!!!!!!!!!!

RESUMINDO...

Você precisa de:

- equipamentos adequados;
- manutenção correta e periódica;
- alimentação de qualidade, dosagem racional (mas não pouca) e bem variada;
- comprar peixes saudáveis, em local onde tenham aquários limpos e não hajam peixes doentes compartilhando da mesma água;
- testes de pH, amônia, nitrito (para verificar se o filtro biológico está trabalhando corretamente) e talvez dureza (que mede a quantidade de sais dissolvidos na água, para um melhor controle do pH e saúde dos peixes e plantas) - são os mais comuns, mas existem outros.

Você não precisa de:

- trocas totais de água;
- lavagens do aquário;
- medicamentos preventivos.
Obs.: medicamentos devem ser evitados a qualquer custo e usados apenas quando necessários. Qualquer medicamento prejudica o equilíbrio biológico do aquário. Não esqueça de retirar o carvão ativado, para não cortar o efeito do produto. E após o uso de algum medicamento, recoloque o carvão ativado, troque 20% da água e na semana seguinte mais 20%.

 Não se esqueça, quando comprar um peixinho deixe o saco flutuando no aquário uns 10 minutos, daí então coloque água do aquário dentro do saco de 5 em 5 minutos até que o pH esteja semelhante. Então solte somente os peixes, sem a água e complete o aquário com água sem cloro. VALEU GENTE ABRAÇAAUUUMMM...

Este artigo foi baseado em um texto retirado da Revista Vida no Aquário - Ano 02 - Edição de 08/1997. E escrito por Sérgio Gomes (colaborador de aquarismo e escritor dos livros: "O Aquário Marinho e as Rochas Vivas" e "Guia Básico de Corais e Invertebrados"). Esse post te ajudou???

Nenhum comentário:

Postar um comentário